Declarações do Presidente da APPICAPS em entrevista ao DinheiroVivo
Luís Onofre - Empresário e presidente da APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, associação que encerrou as negociações do Contrato Coletivo do setor do Calçado, deixando assim os trabalhadores no salário mínimo. Com 2.5€ de subsídio de almoço.
Trabalhadores do setor, vocês não acham contraditório as palavras do presidente da APICCAPS perante a real situação: A APICCAPS não se mostrou nem mostra disponibilidade a negociar o Contrato Coletivo, a não ser impondo a retirada de direitos conquistados pelos trabalhadores, direitos esses que gerações passadas sofreram para que hoje não tivéssemos que passar pelo mesmo.
Citação de Luís Onofre:
Como está a correr o ano para o calçado?
"Há uma procura enorme das grandes marcas pela produção em Portugal. Mas não só. Itália, Espanha, Grécia, está tudo a abarrotar de trabalho, as fábricas já não têm para onde se virar com tantos pedidos de encomendas. É uma coisa boa, claro, mas não quer dizer que vá continuar para o ano. (...)"
Já aumentou os seus trabalhadores?
"Vou fazê-lo para o próximo mês, não sei dizer ainda em quanto, mas julgo que todos teríamos a ganhar em anteciparmos o aumento do ano que vem já para este."
Fonte: DinheiroVivo